Apresentaçao no serviço militar

R.I.10, em Aveiro 1969
R I, 10 Aveiro 1969
onde iniciei o serviço militar















O meu numero de militar


Certificado de vacinação
contra a febre amarela
















Foi no dia 20 de Janeiro de 1969, que me apresentei no Regimento de Infantaria 10 em Aveiro para cumprir a minha obrigação de cidadão deste país, defender a nossa pátria.
Fiquei incluído na 2ª companhia, 5º pelotão e com o Nº 270, comandada pelo capitão Belchior, e pelo tenente Costa.
Naquele tempo a comida era tão boa que, era sempre quase igual, feijão-frade num dia, e no outro era grão-de-bico com atum, os copos eram de alumínio, mas todos furados, quando colocavam o vinho, se não o bebêssemos logo, ficávamos sem ele, as refeições de feijão-frade, chamávamos ciclistas.
No dia da apresentação, o oficial de dia era o famoso capitão Macedo, estávamos todos formados, mas a civil, ainda não tínhamos recebido as respectivas fardas, pois alguns dos nossos camaradas talvez não entendessem, que a disciplina militar, não era igual a da vida civil, e uns se apresentaram de cabelo cortado a maneira de recruta, mas outros exageraram e apareceram com o cabelo comprido.
O capitão Macedo ao passar revista aos novos mancebos, verificou que alguns exageraram na apresentação, e mandou passar para a frente da formatura, os que tinham o cabelo fora do normal, e um, com uma camisola, em que tinha a marca, Dr. Kilder, nessa altura se usavam, e o cabelo pelos ombros, o cumprimentou e disse.
Bom dia Dr. Kilder, estas muito lindo, e disse para o cabo dia, oh nosso cabo vai la chamar o barbeiro.
O barbeiro chegou, o capitão Macedo pegou na máquina de cortar o cabelo a zero, e fez uma cruz na cabeça do novo recruta, pegou no cabelo, o meteu no bolso da respectiva camisola e disse.
-Dr. Kilder, guarda isto, vai ser uma boa recordação na tua vida, o Dr. Kilder envergonhado e triste nem lhe respondeu, e assim começava uma nova era nas nossas vidas, que ate jurar bandeira, foi muito difícil a instrução, pois em Janeiro de 1969 fazia muito frio.
Também foi neste período que Portugal foi abalado por um tremor de terra, e eram cerca das 3 horas da manha, se ouvia um barulho, parecia, que arrastavam as caixas que existiam debaixo das camas para guardar os nossos pertences, e ser a hora de nos levantarmos, mas de repente alguém gritava, fujam fujam, e um tremor de terra, e fugimos todos para a parada.
Quantas  vezes durante a noite, em que estávamos no sono profundo e hera-mos acordados, e convocados para fazer corridas a pé, e rastejar nos lamaçal da ria.
Mas uma das melhores lembranças que tenho, e ate da para rir, na semana de campo na Gafanha, fomos fazer treinos de guerrilha, a mim e mais colegas meus, nos colocaram a defender um barraco velho, pois o inimigo viria nos atacar.
Semana de campo na Gafanha
antes da especialidade
1969


Primeiros dias da recruta
Janeiro de 1969
1ª semana de campo
na Gafanha 1969


 Chegamos eram umas 18 horas, esperamos, esperamos, o inimigo nunca mais chegava, (o inimigo não disse a hora que ia chegar) ate que adormecemos, eram cerca das 3 da manha acordamos com o barulho dos tiros, fomos todos apanhados a mão, que grandes guerreiros nós éramos, então o Tenente Costa que era o segundo comandante da segunda companhia, a qual eu pertencia não ficou nada satisfeito com a acção dos seus guerreiros, e disse.
Filhos da pu«»a, muitos de vocês vão comigo para o ultramar, lá eu faço e aconteço, mas por acaso aquela vedeta, embora fosse meu conterrâneo, não calhou na minha guerra.     Em Abril de 1969, Foi o juramento de bandeira, no segundo quartel, antigo Cavalaria 5, em Aveiro


Aqui foi onde jurei bandeira em Abril de 1969
Aveiro 1969




Foi nesta parada que jurei Bandeira
Aveiro 1969




          

                          






                                                                                                 

                                                                     

2 comentários:

  1. eu era o alferes cunha e esta era a minha companhia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo seu comentário e desde já agradeço ter encontrado aqui o alferes Cunha, para mim foi um prazer, já passaram muitos anos e não me recordo de muitas coisas, sei que o comandante de companhia era o Capitão Belchior e o 2º comandante era o Tenente Costa, um abraço

      Eliminar